Você sabe o que é TWI do pneu?

Você sabe o que é TWI do pneu?</

Como já discutimos aqui no blog, dirigir com os pneus descalibrados ou carecas não traz vantagem alguma para o motorista ou veículo, pois além de acarretar em maiores problemas de manutenção no futuro, ainda pode colocar a vida do motorista e dos passageiros em risco, através de derrapagens e acidentes. 

Mas outro fator importantíssimo relacionado a pneus que não deve ser negligenciado por qualquer motorista, trata-se do TWI do pneu

Você provavelmente já deve ter ouvido falar do TWI, mas sabia que ele é super importante e pode ainda evitar acidentes e multas?

Mas afinal, o que é o TWI?

TWI é a sigla para Tread Wear Indicator ou, em tradução literal, Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem.

Como o próprio nome já diz,o TWI é um indicador presente na banda de rodagem dos pneus para indicar o nível de desgaste.

Você pode encontrar o indicador do seu pneu através das iniciais TWI, o desenho de um triângulo ou ainda uma seta, na forma de marcas salientes presente nos sulcos ou na lateral do pneu. Quando o desgaste atingir essas marcas, a troca do pneu será necessária. 

No entanto, vale lembrar que nem todas as marcas produtoras de pneu, gravam o TWI.

E por que é tão importante?

TWI

Em primeiro lugar, a chamada banda de rodagem representa a parte que toca o solo e suporta todo o peso do veículo. Se o pneu está desgastado, atingindo essa marca, as chances de ocorrer aquaplanagem e acidentes é muito maior.

Além disso, dirigir com pneus e outros componentes em mau estado de conservação, é passível de multas

Então, para evitar acidentes e gastos maiores com manutenção ou infrações, é melhor estar atento ao TWI.

Como checar o nível de desgaste do TWI 

Agora que você já sabe o que é TWI, como fazer para calcular e checar o desgaste do seu pneu?

O processo é bem fácil e pode ser feito em casa mesmo!

A espessura dos sulcos é de 1,6 milímetro, o equivalente à cabeça de um palito de fósforo ou a lateral dourada de uma moeda de um real

E como dito acima, quando o desgaste atingir essa marca, a troca do pneu será necessária.

Viu só como prestar atenção em pequenos detalhes no seu veículo pode acabar evitando grandes preocupações e até acidentes

Por isso, jamais negligencie o estado de seus pneus e outros componentes! Realize a manutenção preventiva e garanta funcionamento pleno para o seu veículo! 
E para garantir auto peças para a manutenção do seu veículo, você pode entrar em contato com a Meirecar e escolher dentre os modelos em nosso catálogo!