Suspensão de Veículos: quais os cuidados necessários

Suspensão de Veículos: quais os cuidados necessários</

Cuidados básicos garantem a vida útil das peças e um bom funcionamento do veículo

A Suspensão do Veículo é a parte responsável por absorver impactos, amortecendo o contato do carro com o solo, e, além disso, tem como função estabilizar o veículo e sustentar sua carga.

Como outras partes presentes no veículo, o papel da suspensão é essencial para o bom funcionamento do carro. Além disso, uma suspensão mal cuidada, não só prejudica outros componentes como pode causar acidentes.

No post de hoje, trazemos alguns cuidados necessários para manter a suspensão do seu veículo em pleno funcionamento!

Realize o alinhamento e balanceamento regularmente

O Alinhamento tem como função padronizar as rodas, assim como o balanceamento, tem como função distribuir a massa total do automóvel em todos os pneus, de maneira igual.

É muito importante realizar os dois para garantir a vida útil das peças, evitar trepidações e movimentos bruscos enquanto dirige.

O ideal é que se realize o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil km rodados, ou de acordo com o que estiver no manual do veículo.

Faça a manutenção preventiva

Realize a manutenção preventiva com frequência para identificar problemas logo no começo e evitar maiores dores de cabeça.

Portanto, não espere os problemas aparecerem para correr até a oficina! Além de ser a opção menos econômica, esta é uma atitude que compromete o funcionamento e a vida útil de outras peças!

Verifique no manual do seu veículo o período para a realização das manutenções preventivas.

Leia também: “Veículo Seminovo: vale a pena adquirir?”

Tome cuidado com buracos e lombadas

Passar em alta velocidade sobre lombadas e dirigir com frequência em estradas esburacadas, são duas ações que podem desgastar e muito a suspensão do seu veículo.

Por isso, diminua a velocidade antes de passar por lombadas e evite trajetos esburacados. A sua suspensão e veículo agradecem!

Lubrifique a suspensão regularmente

Lubrificar a suspensão com regularidade garante um melhor desempenho e além disso, contribui para manter uma vida útil longa aos restos dos componentes

Evite carregar peso excessivo

Carregar mais peso do que o indicado para o seu veículo, pode trazer sérios problemas, como por exemplo, o desgaste da suspensão e seus componentes.

Fique atento para possíveis problemas

Assim como dito no tópico de “Faça a Manutenção Preventiva”, ficar atento a possíveis sinais que seu carro emite, indicando possíveis problemas, pode evitar que você passe por apuros.

Por isso, atente-se para trepidações no volante, que podem indicar problemas de alinhamento, assim como para desgaste anormal dos pneus, molas danificadas e rachaduras no monobloco.

Ao primeiro sinal de problema, procure uma oficina ou mecânico de sua confiança! Evite que um probleminha escale e traga contratempos ainda maiores, e pior ainda: acabe custando uma fortuna!

A suspensão, assim como outras partes do veículo, precisa de atenção e cuidados constantes para garantir um funcionamento pleno! Ao cuidar bem do seu veículo, você não fica na mão quando mais precisar!

E para garantir um bom funcionamento, que tal encomendar as melhores peças de manutenção? Entre em contato conosco e garanta peças de qualidade para o seu veículo!