8 Dicas Essenciais para Motoristas Iniciantes

8 Dicas Essenciais para Motoristas Iniciantes</

Ter a carteira de motorista em mão e poder dirigir para valer pela primeira vez, pode ser um momento muito emocionante! No entanto, os motoristas iniciantes devem superar a adrenalina do momento e ter bastante cautela até se sentirem completamente seguros atrás do volante! 

Afinal, ninguém deseja que um momento tão especial como este acabe por colocar sua vida em risco!

No post de hoje separamos 8 principais dicas para quem está começando a navegar pelas  ruas pela primeira vez!

1 – Mantenha distância de outros veículos 

Esta é uma dica para motoristas iniciantes e veteranos! Estar muito próximo de outros veículos pode ser perigoso, especialmente aqueles à frente do seu. Caso o carro da frente decidir frear bruscamente, você pode acabar colidindo. Por isso, especialmente nos primeiros anos, mantenha uma distância segura de outros carros!

2 – Tome cuidado com ultrapassagens 

Ultrapassagens sempre são perigosas! Por isso, mantenha-se sempre na faixa da direita e só ultrapasse após algum tempo de familiarização com o volante, quando se sentir mais seguro e apto. Nunca se esqueça de sinalizar com a seta e respeitar os limites de velocidade quando decidir realizar uma ultrapassagem!

3 – Esteja atento aos retrovisores 

Antes de sair, cheque sempre os espelhos e retrovisores de maneira que tenha uma boa visão da estrada e do seu veículo. Espelhos mal ajustados podem oferecer uma má visão de outros veículos e da estrada como um todo, facilitando a ocorrência de acidentes. 

Ler também: “7 hábitos que ajudam a consumir mais combustível”

4 – Evite o uso de celular 

Esta é uma dica para qualquer motorista! O uso de celulares ao volante está entre os principais causadores de acidentes no país! Por isso, deixe seu celular de lado e resista às tentações das notificações, esta atitude pode poupar a sua vida e a de outros motoristas e pedestres!

5 – Mantenha os pneus calibrados

Manter os pneus calibrados evita derrapagens e acidentes, além do desgaste de outras peças e de um consumo maior de combustível pelo seu veículo. Portanto, a cada quinze dias ou antes de longas viagens, cheque sempre as condições dos pneus do seu veículo.

6 – Não negligencie a manutenção

Dica fundamental para qualquer motorista! Estar sempre atento às manutenções e revisões evita o desgaste de peças e até mesmo acidentes! Por isso, cheque níveis de óleo e água, calibragem de pneus, estado de palhetas, mangueiras e filtros e outros componentes, para garantir viagens seguras e uma vida útil duradoura para seu veículo!

7 – Treine antes de dirigir para valer 

Você provavelmente já ouviu esta frase ou variações dela enquanto se preparava para dirigir. Treinar em lugares pouco movimentados é essencial para garantir experiência para os motoristas iniciantes, antes destes encararem o trânsito real das grandes cidades e estradas! Ao treinar bastante, você garante uma melhor performance com o veículo e sente menos receio de enfrentar o trânsito lá fora!

8 – Redobre o cuidado em dias chuvosos

Estar atento em dias chuvosos é importante para qualquer motorista, mas para os iniciantes, o cuidado redobrado é essencial! Por isso, dirija com cuidado e em velocidades menores, evite ultrapassagens e utilize para brisas e desembaçadores a seu favor. Pequenas atitudes como estas são essenciais para prevenir acidentes!

Agora você já está por dentro e pronto para colocar em prática os principais passos que devem ser dados por um motorista iniciante! 

O cuidado e a cautela são essenciais para qualquer motorista, por isso, ao enfrentar o trânsito inicialmente, lembre-se de ter a atenção redobrada em tudo a sua volta!
E não se esqueça: Um carro em boas condições de manutenção é o parceiro ideal de qualquer motorista, iniciante ou não!  Por isso, que tal entrar em contato com a Meirecar e solicitar as melhores autopeças para o seu veículo?