Descubra o quão duráveis são as peças do seu veículo

Descubra o quão duráveis são as peças do seu veículo</

Todas as peças do seu veículo possuem uma vida útil, que indica o tempo em que aquele componente consegue funcionar corretamente, antes de ser trocado.

Por isso, estar atento aos sinais do seu veículo e adotar um estilo mais cauteloso de direção, podem influenciar diretamente na vida útil das suas autopeças. 

Se você não deseja ter maiores dores de cabeça e gastos com o seu veículo, esteja atento aos prazos de troca recomendados para as principais peças!

Pneus

Prestar atenção às condições dos pneus do seu veículo é essencial para prevenir acidentes e infrações. Por isso, além de calibrá-los regularmente, esteja preparado para fazer o rodízio entre os quatro pneus, para que estes se desgastam de maneira igual. Além disso, esteja atento para outros sinais que podem indicar desgastes, pois a vida útil dos pneus depende muito do seu estilo de direção e do tipo de terreno pelo qual você costuma dirigir. A recomendação é que a troca dos pneus ocorra entre 30.000kms e 60.000kms, ou assim que perceberem-se sinais de desgaste.

Freios 

Recomenda-se que os freios sejam verificados a cada troca das pastilhas, que deve ser realizada a aproximadamente a cada 25.000kms rodados. Já os discos, costumam aguentar um pouco mais, exigindo trocas a cada 120.000kms. Mas, como no caso do pneu, esteja atento para possíveis desgastes que possam vir a indicar uma troca antecipada.

Amortecedores

Os amortecedores, como os pneus, estão sob a ação de diversos fatores que podem prolongar ou encurtar sua vida útil. Mas estima-se que, em condições normais, a verificação e troca deva ser realizada a cada 60.000kms.

Leia também: “8 Dicas Essenciais para Motoristas Iniciantes”

Airbag 

Nos modelos mais modernos, estima-se que os airbags sejam feitos para durar para sempre, apenas necessitando de troca em casos de acidente. No entanto, pode ocorrer alguma falha eletrônica que afete o sistema, por isso, esteja atento para uma luz no painel que indique a necessidade de checar o sistema de airbags.

Velas de Ignição

Se você costuma ficar muito tempo parado no trânsito por exemplo, assim como outros fatores, a vida útil das suas velas pode acabar sendo menor do que o estipulado. Em condições comuns, estipula-se que a troca das velas de ignição deva ocorrer entre 20.000kms e 40.000kms.

Bateria 

A bateria é um dos componentes que costuma dar sinais bem claros de que sua vida útil chegou ao fim, mas estipula-se que sua troca deva ocorrer entre 70.000kms a 120.000kms. No entanto, as chances de a bateria acabar repentinamente e deixar você na mão é muito grande. 

Catalisador

Estima-se que a troca de um catalisador deve ser feita a cada 90.000kms e 120.000kms, mas como os outros componentes, existem fatores que podem antecipar esta troca. Por isso, esteja atento para os sinais que o seu carro possa vir a emitir, como um consumo maior de combustível, por exemplo. Este pode ser um indicativo de que está na hora de realizar a troca do catalisador!

Embreagem

Este é um componente cuja vida útil está intimamente ligada a maneira como você dirige o seu veículo! Algumas atitudes no volante podem fazer com que a necessidade de troca da embreagem varie de 30.000kms até 200.000kms!

Correia de Distribuição 

Se você quer evitar maiores problemas para o motor e outros componentes do seu veículo, revise regularmente este componente. No entanto, recomenda-se a troca das correias de distribuição entre 100.000kms e 180.000kms.

Em um veículo, todas as peças e sistemas trabalham em conjunto para entregar um bom funcionamento e performance, por isso, estar atento ao menor sinal de desgaste ou problema é fundamental para evitar que a situação se torne uma bola de neve que acabe prejudicando seriamente o seu veículo! 

Além disso, optar por peças de qualidade e marcas de confiança na hora de realizar a troca dos componentes do seu veículo é outro fator que influencia e muito no bom funcionamento e na vida útil dos sistemas como um todo. Entre em contato conosco e navegue pelo nosso catálogo, através dos diversos modelos de autopeças disponíveis para realizar as trocas em seu veículo!