7 hábitos que ajudam a consumir mais combustível

7 hábitos que ajudam a consumir mais combustível</

Com os preços da gasolina e álcool cada vez mais volúveis e atingindo picos cada vez maiores, a preocupação do motorista com a economia de combustível é inevitável. 

Mas você sabia que alguns hábitos no volante, aparentemente inofensivos, podem contribuir para um consumo maior de combustível pelo veículo e consequentemente, maiores gastos?

Conheça 7 hábitos que podem contribuir para um consumo elevado de combustível!

1- Andar com pneus descalibrados 

Andar com os pneus descalibrados não traz vantagem alguma para o motorista. Além de colocar a sua vida em risco, podendo causar derrapagens e acidentes, pneus descalibrados tem uma vida curta menor, podem prejudicar o sistema de suspensão e direção e contribuir para um gasto maior com combustível. Isto porque, pneus descalibrados fazem com que o veículo tenha maior contato com o solo e consequentemente, exija mais força do motor, consumindo mais combustível.

2- Usar combustível de baixa qualidade 

Utilizar combustível adulterado, misturado ou de baixa qualidade nunca é uma boa ideia! Além de danificar partes e componentes, um combustível de baixa qualidade possui menor octanagem, aumentando o consumo pelo veículo, além de prejudicar o motor. Por isso, ao reabastecer, fique de olho e opte sempre por combustíveis e postos de qualidade reconhecida!

3- Carregar mais peso do que o limite do veículo

Na hora das grandes viagens com família e amigos é muito comum acabar extrapolando na bagagem, carregando incontáveis malas, bolsas ou caixas. No entanto, cada veículo possui um limite de peso estipulado por fábrica e exceder esse limite pode trazer sérias consequências. Além disso, um peso maior exige maior força do motor, o que acaba consumindo mais combustível do que o necessário.

Leia também: “5 Erros de manutenção que você pode estar cometendo!”

4- Esquecer ou ignorar a troca dos filtros de combustível

Os filtros são componentes essenciais para o pleno funcionamento do veículo, mantendo os fluidos livres de impurezas. Ignorar a limpeza e a troca dos filtros de combustível do seu veículo contribui para que parte dele não seja queimada, pois o oxigênio para a combustão não conseguirá atravessar um filtro sujo. Um dos sinais de um filtro de danificado ou sujo é a marcha mais lenta, o que exige maior potência do motor e consequentemente, um gasto maior de combustível.

5- Acelerar de forma exagerada 

Arrancadas bruscas e manter o pé no acelerador são responsáveis por desgastar diversos componentes e peças de seu veículo. Aliás, quanto mais fundo você pisar, mais combustível o seu veículo irá exigir! Por isso, procure acelerar de forma moderada!

6- Dirigir com os vidros abertos 

No calor é inevitável dirigir com os vidros abertos. No entanto, este é um hábito que contribui para um consumo maior por parte do veículo. Isto ocorre porque, com os vidros abertos, a resistência do ar é maior, exigindo mais força do veículo e consequentemente, maior gasto de combustível.

7- Trafegar por trajetos curtos

Para quem vive nas grandes cidades, as necessidades da rotina exigem um vai e volta constante dos motoristas. No entanto, trajetos mais curtos, com um número maior de semáforos ou curvas, exige um esforço maior do veículo e consequentemente, o consumo de combustível também se eleva.

Gastos com combustíveis acabam pesando e muito no bolso de milhares de brasileiros, por isso, determinados cuidados e atitudes podem contribuir para um consumo mais consciente e consequentemente, gastos menores com álcool ou gasolina
Agora que você já sabe que hábitos evitar para reduzir o consumo de combustível pelo seu veículo, que tal garantir que todos os seus componentes estão em dia e não estão interferindo nesse consumo? Encomende já autopeças e produtos automotivos para a manutenção do seu veículo na Meirecar!